sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ci-ci-ci...

"Porque você pediu uma canção para cantar
Como a cigarra arrebenta de tanta luz
E enche de som o ar" - Simone
"A magia da linguagem é o mais perigoso dos encantos." - Edward Bulwer-Lytton

Pessoas e pessoas do bem. Hoje eu, aqui de madrugada, iria falar a vós sobre mágica. Sabem porque eu mudei? Porque eu não achei uma imagem que preste. Mas querem saber de uma coisa? Não é muito diferente. Simone É mágica.
É tudo muito simples! Eu estava assistindo The Glee Project no computador e VideoBB enganchou no tempo. Encerraram meus 72 minutos, então resolvi postar. Não estou mais em crises existenciais, graças a Deus. Espero que passe. Também não falarei de vestibular - entrei de férias! Abordarei um tópico só abordado abertamente no terceiro post desse blog: Música. [Sim! Com Letra maiúscula. Vão ler meu terceiro post - Narinha - se quiserem entender o porque.]
Basicament, O que é a música, senão a manifestação sonora da alma. Como cada um de nós tem uma alma, cada um tem um gosto musical. Bom gosto, mau gosto. Bom caráter, mau caráter. - Sem associações perigosas! Nem todo mau-caráter gosta de Axé.
Quem conhece Simone? Milton Nascimento? E a canção deles: Cigarra? Título adotado por muitos ao evocar a figura da cantora. A idéia básica dessa música é que a Música é como um raio de luz que acaba o inverno. "Ilumina o ar." Espalha sua plenitude. A idéia de Esopo basicamente diz - quem não trabalha e só canta não come. A letra de Milton e Simone fala que quem só trabalha e não canta, morre seco.
Se não falar de mitologia... não sou eu! Lembram de Orfeu? Orfeu era filho da musa Calíope [musa da Música] com o rei Ægro. Ele tinha uma paixão pela música, e era um divino musicista. Tocava a lira que foi presente de Apolo [cá entre nós, Apolo já ganhou essa lira de Hermes. Parece que repassar presentes já é antigo]. Ele se apaixonou por Eurídice, que perseguida por um criador de abelhas, morreu picada por uma víbora. [Perseguida por um abelhudo morreu picada por cobra. Que ironia. E outra: Existem víboras na Grécia?] Orfeu moveu mundos e fundos para buscar sua amada nos Campos de Asfódelos. Comoveu Caronte, adormeceu Cérbero, convenceu Pesérfone e Hades. Só tinha uma condição: Não olhasse para a noiva até que ela atingisse a luz do sol.
Orfeu olhou. SEU BURRO.
Depois ele foi morto por um grupo de groupies alucinadas e rejeitadas, que quando estava amargurado rejeitou. Nunca rejeite uma mulher, a menos que você seja Erivelto Martins.

Pessoas: Vou-me. Deixei minha dose de mitologia e indicação musical pra vocês, mas antes:


Não digam que eu sou mal. Aí está: Cigarra.

Au Revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário