sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Foliões em euforia.

Aurora de Amor.
(Romero Amorim e Maurício Cavalcanti.)
Meu recife eu me lembro
Minha aurora à janela
Debruçada tão bela
Debruçada tão bela
Sobre o Capibaribe
O seu rio namorado
A sorrir flamboyants
Em vermelhos rendados
E se amando no espelho
Sobre o sol das manhãs
E nessa lembrança
A vida era linda
E a gente ainda
Seria criança
Eu imperador, você imperatriz
E na fantasia a gente sorria feliz
Eu imperador, você imperatriz
E na fantasia a gente sorria feliz
Nessa aurora de amor
E o tempo passou
E a gente cresceu
E o sonho acabou
E a gente se perdeu
Mas quem sabe se agora nesse carnaval
Você colombina, e eu pierrot, a gente se encontra ainda
Quem sabe num bloco de amor
Chamado Saudade.


Toda vez que me perguntam se eu gosto de carnaval, eu respondo que não. Porquê? Porque banalizaram o carnaval.

Pronto.

Hoje em dia, você vai no Galo, o que encontra? Bebida dando na canela, prostituição, pagaismo eufemizado, e todo mundo acha lindo ver uma mulher com os peitos de fora em cima da corcunda de um homem que tem idade pra ser seu pai, quiçá seu avô. Ah, personas, você hoje em dia vai pro carnaval pra perder a virgindade, mas eu tenho o saudosismo de antes de eu nascer, quando o carnaval não era a festa da carne, da irreverência. Quando carnaval era você cantar frevos de bloco, ir em matinês organizadas e dançar com o dedinho pra cima. Arrisco a dizer que o bloco mais saudável que vai passar na segunda-feira vai ser o Bloco da Saudade.

Vocês não percebem o que eu estou dizendo. Eu sou um atrasado, um cretino que quer acabar com a alegria do carnaval. Se for assim, pare de ler agora, porque eu vou falar de algo que vai fazer você pensar sobre o carnaval de uma maneira, no mínimo, mais crítica.

Vocês sabiam que os acidentes crescem muito mais no carnaval? Claro que sim. O índice de DSTs também. Vocês também sabiam? Índices de acidentes? Nem comento. Preciso comparar com quarenta anos atrás? Percebam: Não é que o carnaval seja pura trevas, mas o carnaval das fantasias foi banalizado e transformado numa agência de prostituição, bebidas, e irreverência, sendo as vezes até diabólico. Não estou dizendo que se você for para as virgens você irá para o inferno de dante, sentado ao lado de Bento XVI. Mas reflita na indústria que você patrocina ao se comportar deprimentemente no carnaval. Deixe eu demonstrar:

1 - Você vai para um motel com Lucineide, você acabou de conhecê-la. Isso hoje. Você pega gonorréia. Amanhã ela já tá no Recife antigo. Agora imagine 25 Lucineides nas virgens hoje, Recife sábado e domingo, Encontro segunda, Recife terça e Boa Vista quarta.
2 - Você estaciona seu carro na frente do Paço Alfândega, pra não pagar estacionamento. Você é pirangueiro, não paga seguro. Um bêbado quebra seu carro. Agora multiplique essa situação por 12 todos os dias.
3 - Você bebeu. Legal. Tá na lombra. Agora se manda a 80 por hora em plena Ponte de Ferro e atropela uma velha. Isso multiplicado por 5.

Pegou? Estou exagerando. Talvez, mas é parcialmente verdade. O carnaval deixou de ser contido e saudável, e meu álibi é o mundo. A informação é totalmente verossímil. Não existe mais vagas para sanidade em uma festa tão VL.

Eu vou passar uma semana fora, num retiro espiritual, não porque eu sou super-crente, mas porque quero ficar fora dessa onda de excessos. Eu quero me divertir, e esse ano, ir para o bloco de Cristo. Excesso, só de Deus.

Juizo nesse carnaval, espero que todos se divirtam muito, consientemente.
Deus abençoe vocês, pessoas e pessoas do bem.

5 comentários:

  1. só li o poema, e achei muito bom =] parabens

    ResponderExcluir
  2. Fatos. Carnaval nos dias de hoje é literalmente sem comentários (quem está lá está com a boca muito ocupada para descrever). Por acaso, pra quem não gosta de carnaval está havendo uma amostra especial com clássicos do jazz ...e algum outro ritmo ...com artistas até internacionais pelo que eu ouvi G-G;
    Achei muito interessante essa segunda opção :] (informação conseguida com meu professor, na sala dos professores, enquanto eu me refrescava com o ar-condicionado e ele e os outros professores se recuperavam do choque das "virgens do GGE" terem invadido a sala)
    Mas não lembro onde, quando, nem quem vai acontecer XD
    Afinal, não gosto de jazz, tenho memória muito falha e não costumo prestar atenção em coisas não-importantes pra min ;P
    Bom retiro Danna *--*'/ (<- vai estudar no carnaval)

    ResponderExcluir
  3. É, se todos pensassem desse jeito o carnaval brasileiro seria melhor (y) e o mundo veria menos o Brasil como lar de prostitutas, é só essa a mensagem do carnaval brasileiro para o mundo, eu sei disso, não sou daqui. O que falam sobre ser o maior carnaval do mundo, todo o mundo transmite... td verdade, agora ninguém fala o porque e quem assiste, em portugal mesmo era no horário para maiores de 18, na espanha? igualmente. Carnaval não era pra ser assim, mas o Brasil banalizou essa festividade, resta a pena.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você e se mais pessoas concordassem o carnaval voltaria a ser como era.
    Hoje em dia a "modernidade" de tudo anda acabando com o que era bom.
    Tudo se comparado com o de antigamente não passa de chaticie e banalização.
    O orkut então nem se fala, parece que os tempos revolucionaram (pra pior) quando ele surgiu.
    Adorei o texto e é ótimo saber que ainda existem pessoas que pensam assim no mundo :D
    Beijos e sempre que der, to de volta. =*

    ResponderExcluir