sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Idiossincrasia literária.

Ao alcunha do corvo da noite, ironicamente, boa madrugada.

Pessoas e pessoas do bem, hora do segundo devaneio eletrônico. São duas da madrugada, e eu estou sem UM PINGO de sono, mas ele virá, hoho, oh sim, virá. Mas enquanto Morfeu não chega, vou abrir uma das minhas Caixas de Pandora reservas e soltarei monstros direto do meu pensamento para vocês.
Bem, C.S. Lewis pensa em três maneiras para escrever para crianças, e eu, em uma maneira bem(ou mal)-humorada para escrever para vocês, personas gratas e não gratas e chego a uma conclusão: O aleatório, tragicômico e anti-natural das minhas postagens é que faz vocês lerem o lado crítico com outros olhos. Então esses olhos são o objetivo da minha postagem de hoje.
A literatura, desde a época informativa(Vá na wikipédia, século XVI), atrai neste Brasil, permanece a mesma em essência(como afinal, em todo o mundo.): A essência da leitura. O texto existe para ser lido. Quando Stephanie Meyer, a nova hidra do século XXI escreveu Twilight, possivelmente inspirada por um exú cabreiro, queria ser lida. Quando Saint-Exuperiè escreveu o Pequeno Principe(A leitura de qualquer Miss Universo), ele queria que todos soubessem que "O essencial é invisível aos olhos". Então, vocês entenderam. Ninguém gasta meses a fio pra escrever uma joça pra mamãe ler e dizer que você tem futuro. Me poupe e me economize, você quer ser lido.

Isso foi uma indireta sarcástica intragada do fundo da minha alma? KK, imaginação sua.

Mas pra não perder o fio de Ariadne, e deixar a reflexão tirada na hora e chegar no ponto de fechadura: A empatia do leitor com o escritor e vice-versa. Não se espelhem na minha relação com Stephanie Meyer, que escreveu aquela pindaíba com o intuito macabro de me induzir ao suicídio, e eu quero mais é que ela seja escalpelada. O mesmo digo da banda Cine, que quando eles/elas/dane-se vão compor essa música, põe o dedinho na boca, fazem cara de Perla e falam: "Hum, com essa Mateus se mata, HOHOHO."

Me poupem.

Finalizando, porque tá grande demais, quando lerem alguma coisa, pensem primeiro no que o texto quer passar, interpretem, façam aquela ligação estilo "Avatar" e sintam o texto. DIK, vai ser útil no vestibular.

Fiquem com Deus. Ah, e parabéns a quem passou na federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário