quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Publicidade.



Pelo que eu pude perceber, esse era o post mais esperado pelas ínfimas pessoas que acompanham esse blog. Eu falo muito sobre publicidade, sobre tudo que me atrai nela. O processo de criação, slogans, a arte digital, vetorial, fotografia, desenho, a maneira de lidar com a língua, até metalinguisticamente, e chegar num resultado X. Impressionante, não? Espera eu explicar melhor.

Você é Creuza, piriguete de Pirenópolis. Aí chega um bonitão de terno, metido a Josh Duhamel e você quase cai do marca-passo. Coração a mil. Calma, Creuzinha. Ele te entrega um cartão. "Você aceita fazer um comercial pra Ipanema?" Ah, aceito, e todo o blá. Você vai pra o Rio. Chegando lá, você entra num estúdio: Modelos, Maquiadores, membros do alto escalão da sociedade publicitária. Na sua frente, enquanto você come um treco amargo que se revela futuramente caviar, e você se arrepende de não ter podido comer mais, existe uma mulher, magrela, mais magra que você. O que estão fazendo com ela? Jogando água. MUITA água. Te entregam um maiô. Muito bem, isso não estava no roteiro. Mas não tem mais argumento, só caixão e vela preta. Iniciou-se o jogo dos baldes por duas horas. Te entregam cem reais e te mandam embora a pontapés, enquanto você olha pra trás e vê suas fotos sendo passadas para um grupo de bonitões com seus notebooks preparados para o Photoshop.

De volta a Pirenópolis, em três dias, você olha na Quem o resultado do seu dilúvio concentrado:



Deu pra sacar, né? Tem coisa mais incrível do que você olhar os resultados dessa metáfora do Photoshop? Cara, você pegar gotas d'água e formar um vestido, usar gradientes, iluminações, fotos automáticas e bolar aquele microtexto no superior direito da imagem. Pessoas e pessoas do bem, me economizem. Quem nunca parou pra pensar é que não tem opinião formada. Ninguém diz que isso é feio. Você não deu na sua mãe.

A menos que você sofra de invejinha como Creuza, aí é perdoável.

Bem, eu posso ir me despedindo por aqui, com meu mediocre texto, mas magnânima admiração pela carreira que eu pretendo tomar. Vocês verão esse tema novamente.

Um abraço, beijo pras crianças.

4 comentários: